About

A vida é um exercício de partilha. (Ivete Azevedo)

Speed CV

  • Pós-doutorada em Creative Problem Solving (2015)
  • Doutorada em Criatividade Aplicada (2008)
  • Master em Programação Neurolinguística (2000)
  • Formadora certificada em Inteligência Emocional (1997)
  • Mestrada em Inteligência Emocional (1995)
  • Docente do ensino Superior (1994)
  • Docente do Ensino Secundário (1983)
  • 43 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais
  • 2 livros publicados
  • 7500h em eventos (palestras e cursos)
  • Áreas chave de intervenção: Creative Problem SolvingSocial Emotional Learning
  • Representante e coordenadora de 2 Programas Internacionais em Portugal: Future Problem Solving Program International e Destination Imagination.
  • Fundadora de 3 projetos de impacto internacional: Torrance Center® (Portugal), CriAtividade®
  • Detentora exclusiva dos direitos e responsável pela validação do teste internacionalmente reconhecido de avaliação da criatividade, Torrance Test of Creative Thinking

Era uma vez…

Nasci em Angola, a 30 de março de 1963 e por “engano” fui registada a 1 de abril. Fico,  assim, com o direito de “festejar a vida” pelo menos por três dias… depois habituo-me e mantenho os festejos até ao ano seguinte!
Estou sempre com os olhos postos no aeroporto porque a minha alma está espalhada por todo o mundo.
Acredito que “a vida é um exercício de partilha”, pelo que tenho amigos nos vários continentes.

Como resposta à habitual pergunta “O que queres ser quando fores grande” sempre respondi “aluna”, o que conduzia permanentemente à simpática correção pelos adultos “não, o que queres é ser professora”.
Na verdade, ambos tínhamos razão: sou apaixonada por partilhar o que penso e as experiências; persisto em ser aluna correspondendo ao indomável espírito de curiosidade e entusiasmo pela vida.

O percurso escolar foi como o de quase todas as crianças, umas vezes entusiasmada porque ia para a escola e outras perfeitamente conturbada com os “porquês”, perguntas estas que têm vindo a impulsionar todo o meu percurso pessoal e profissional.
Como multiplicar a qualidade de vida, aprendendo ao longo da vida?

No momento de decidir entre três paixões (Matemática, Psicologia e Educação Física), optei pela matemática, tendo-me licenciado em 1987 pela Faculdade de Ciências do Porto.
Transferi a outra paixão, a Psicologia, para o momento da formação complementar, pelo que em 1997, iniciei a minha intervenção em Inteligência Emocional, após realização de investigação consolidante.

Estes interesses conduziram-me a Inglaterra e aos Estados Unidos, onde encontrei parcerias de investigação e ação. Realizei o Doutoramento e Pós-Doutoramento, tendo assim competências para aplicar e desenvolver metodologias inovadoras, que conectam duas áreas de elevado potencial: Criatividade e Inteligência Emocional.

Acredito que o sentido da vida é “fazer sentido a outras vidas”, por isso a minha incessante busca centra-se na identificação e aplicação das melhores ferramentas para impulsionar o sucesso e a felicidade de todos os que me rodeiam.

Sou empreendedora na vida e no trabalho, pelo que criei projetos e empresas, os quais dão suporte organizacional ao meu trabalho. Porque gosto de partilhar experiências e saberes, tenho vindo a desenvolver cursos/treinos, apresentado conferências em todo o mundo, publicado vários artigos em revistas nacionais e internacionais, assim como produzido livros e outro material para reflexão.

E porque a vida não é só estudar ou trabalhar, alimento-me também dos gratificantes relacionamentos com amigos e família. Praticar desporto (desde que não seja bungee-jumping…) e dançar música latino-africana, são luxos regulares que não dispenso.

Considero-me uma pessoa feliz, determinada, otimista e realizada, resolvida a partilhar o que aprendi ao longo da vida, para impulsionar positivamente todos os que comigo cruzam!